sexta-feira, 24 de maio de 2013

Atividade postada pela Fernanda Martins: Definição de Design e campo do Design!!!

Atividade proposta!!!!! 

Definição de Design e definição do campo do design- esta será nossa primeira tarefa e, creio que tomará um bom tempo. 

Seria bom que chegássemos a reunião já com isso discutido.

Paradoxo - será que conseguiremos ter uma definição para DESIGN como um campo, não pulverizado em multiplas áreas?

Definição de Industrial Design da ICSID 
“Design industrial é uma atividade criativa cujo objetivo é determinar as propriedades formais dos objetos produzidos industrialmente. por formais não se deve entender apenas características exteriores mas, sobretudo, as relações estruturais e funcionais que fazem de um objeto (ou de um sistema de objeto) uma unidade coerente tanto do ponto de vista do produtor quanto do consumidor. O design industrial abrange todos os aspectos do ambiente humano condicionado pela produção industrial.” — ICSID (Conselho Internacional de Desenho Industrial)

ICOGRADA
"Design gráfico é uma atividade, técnica e criativa relacionada não apenas com o produto de imagens, mas com a análise, organização e métodos de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação" - ICOGRADA (Conselho Internacional de Associações de Design Gráfico)

4 comentários:

  1. Olá! Bem, concordo que precisamos definir algumas questões e contribuindo com o Post da Fernanda... lembro que o Ministério da Educação já alterou o nome de Desenho Industrial para Design, os cursos se atualizam pouco a pouco... então seria interessante colocar apenas "Design" e tentarmos definir algo neste sentido... e não separar Gráfico, Produto... creio que limita um pouco as áreas de atuação... acho que é isso... vou elaborar melhor! bjo Dani

    ResponderExcluir
  2. Creio que a definição do Icograda está muito ligada ao design de produto.Esta é a minha contribuição para definição do campo do DESIGN.

    DESIGN é uma área do conhecimento relacionada a economia criativa que busca a melhoria de vida das pessoas, seja na interação com os objetos, com a comunicação e como o meio. Sua ação se estende desde a pesquisa prévia, ao projeto, até a concepção e estratégia de implementação dentro de um sistema cultural.

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo errinhos:

    DESIGN é uma área do conhecimento relacionada a economia criativa que busca a melhoria de vida das pessoas, seja na interação com os objetos, com a comunicação e com o meio. Sua ação se estende desde da pesquisa prévia ao projeto, até a concepção e estratégia de implementação dentro de um sistema cultural.

    ResponderExcluir
  4. pessoal:

    não sei se foi clara a minha resposta, pois respondi em outro lugar...
    tradução do ICSID, que achei muito boa:
    Design é uma atividade criativa cujo objetivo é estabelecer as multifacetadas qualidades dos objetos, processos, serviços e seus sistemas de ciclo vital. Assim sendo, design é o fator central de humanização inovativa de tecnologias e fator crucial de intercâmbio cultural e econômico.
    tarefa
    design busca descobrir e avaliar relações expressivas e economicas estruturalmente, organizacionalmente, funcionalmente, com a tarefa de:
    Reforçar sustentabilidade global e proteção ambiental (ética global)
    TRazer benefícios e liberdade para a toda a comunidade humana, individual e coletiva
    Consumidores final, produtores e protagonistas do mercado (ética social)
    Apoiando diversidade cultural, apesar da globalização (ética cultural)
    Dar aos produtos, serviços e sistemas formas de expressão (semiologia) e coerência com sua adequada complexidade (estética)
    Design preocupa-se com produtos, serviços e sistemas concebidos com ferramentas, organizações e lógica introduzidas com a industrialização - não apenas quando produzidos em processos seriais. O adjetivo "industrial" atrelado ao design deve ser relacionado ao termo indústria no sentido de setor produtivo no significado antigo, como "atividade laboriosa". Assim, design é uma atividade que envolve um grande leque de profissões nas quais produtos, serviços, imagens (aqui substituo a palavra graphics que não tem paralelo em português...), interiores e arquitetura fazem parte. Juntos, essas atividades deveriam reforçar - de uma forma coletiva, com outras profissões - o valor da vida.
    Portanto, o termo "designer" refere-se a um indivíduo que pratica uma profissão de cunho intelectual, e nnao simplesmente um negócio ou serviço para as empresas.

    ResponderExcluir